Curta nossa página no Facebook :

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

16 de fev de 2012

As farsas do facebook







Volta meia a gente recebe aqueles maravilhosos e-mails de correntes . Mas agora os chatos dos e-mails migraram pro facebook e essas histórias volta e meia pipocam na time line . Mas será que tudo que você está compartilhando é verdade? Fui lá no e-farsas pra conferir se essas histórias e imagens que rodam pelo facebook são verdadeiras .Algumas são antigas e voltaram e outras mais novas.
Imagens e grande parte do texto retirados do E-farsas


Hakuna Matata! Conheça a dupla Timão e Pumba da vida real!





Será que essa foto é verdadeira ou farsa?
Em primeiro lugar, é preciso que se diga que essa imagem não é nova! Encontramos posts em alguns blogs a tal foto já no mês de agosto de 2009. No Brasil, o blog Eu Podia ta Matando foi um dos primeiros a postar a fotografia curiosa.
Na vida real (ou no habitat natural desses bichos), um javali e um suricato dificilmente seriam amigos. Mas no cinema, Timão e Pumba fizeram parte do filme O Rei Leão, da Disney. A amizade da duplinha fez tanto sucesso que em 1995 os personagens ganharam uma série só deles. A série animada Timão e Pumba foi exibida até 1998.
Voltando à imagem que circula pela web, a foto é falsa!
Alguém pegou uma imagem de um javali caminhando pela estrada dentre varias outras de uma página da NASA que reunia fotos de domínio público de expedições feitas por colaboradores e colou o suricato, ao lado do bicho maior. Uma montagem muito simples, mas que ficou muito legal, não é?
A página do site da NASA não existe mais, infelizmente! Mas uma boa alma da internet resolveu guardar a foto original e, depois de muita busca, acabamos encontrando!


Conclusão
Foto falsa!



Casal em Vancouver namora na rua durante confronto



Foto mostrando um casal namorando bem no meio da rua durante um confronto entre torcedores e a polícia é sucesso na web.
No dia 15 de junho de 2011, os torcedores do time de hóquei Canucks de Vancouver, no Canadá, saíram às ruas para protestar contra o fracasso da seleção nas quadras.
Furiosos, os malucos tacaram fogo em carros, quebraram janelas, saquearam lojas e – é claro – entraram em confronto com a polícia. As autoridades em Vancouver disseram que cerca de 150 pessoas ficaram feridas e mais de 100 torcedores foram presos durante a bagunça!
Mas, no meio da confusão, uma cena absolutamente insólita apareceu e fez o maior sucesso na internet. Um casal de jovens deitado no meio da rua, se beijando tranqüilamente, alheio a tudo a sua volta.


Em questão de horas a imagem acima ganhou destaque na rede: Facebook, Twitter, blogs, sites de notícias. Todo mundo falando sobre a foto, que soava como aquele famoso “Faça amor, não faça guerra!”. Enquanto todos estavam “em guerra”, eles estariam “no amor”!
Mas será que a foto é real?
Sim, a foto é real. Mas a história é falsa!
A imagem do casal se beijando foi flagrada pelas lentes do fotógrafo Richard Lam da agência Getty. Segundo Richard, na hora em que ele tirou a fotografia não havia notado os dois deitados na rua. Só foi perceber depois.
O casal é, na verdade, uma dupla de amigos. Ela, Alexandra Thomas, ex-estudante da Universidade de Guelph em Ontário, e ele, o australiano Scott Jones. Scott não estava beijando a garota. Estava tentando protegê-la e consolá-la, pois a moça havia sido derrubada por um policial e chorava sem parar!
Uma segunda foto, feita minutos depois, mostra pessoas ao redor dos dois:

Aqui, outra foto feita do alto, mostrando que não se tratava de uns “amassos”:





Sandra Annenberg foi uma das passarinhas do Rá-Tim-Bum


Circula pela rede que a jornalista Sandra Annenberg fez o papel de uma das passarinhas do programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum. Será verdade?
Em janeiro de 2012, a história apareceu na web: A jornalista e apresentadora do Jornal Hoje, na Rede Globo de televisão foi uma das patativas, personagens do infantil Castelo Rá-Tim-Bum que foi ao ar de 1994 a 1997, pela TV Cultura de televisão. Mas será que isso é real ou mais um boato da web?
No Facebook, por exemplo, algumas fotos e links apontavam para possível participação da jornalista no programa da TV Cultura:


Verdadeiro ou falso?
É falso! Sandra Annenberg não foi uma das passarinhas do Castelo Rá-Tim-Bum.
As atrizes que participavam do Rá-Tim-Bum como as duas “passarinhas musicais” são Gabriela Lacerda e Ciça Meirelles.
Segundo o site Memória Globo, A jornalista, que trabalha na Rede Globo de Televisão desde 1991, estava em ascensão na emissora e no começo de 1993 já substituía os apresentadores do Jornal da Globo e do Jornal Hoje. Em abril do mesmo ano, passou a fazer parte do trio de apresentadores do dominical Fantástico – juntamente com Celso Freitas e Fátima Bernardes.
Em 1994, ganhou os prêmios Antena de Ouro e Supercap de Ouro e, a partir de 1996, Annenberg passa a ser a editora-executiva e apresentadora do Jornal Hoje.
O seriado Castelo Rá-Tim-Bum foi ao ar em 1994, ano em que a jornalista estava apresentando um dos programas de maior audiência da Rede Globo. É pouco provável que Sandra Annenberg – que estava em uma das melhores fases de sua carreira – fosse cedida a outras emissoras para fazer uma “pontinha”, substituindo uma das passarinhas do programa Castelo Rá-Tim-Bum.
Antes da fama, Sandra Annenberg fez alguns comerciais e participou de outros programas de TV. Em 1987, por exemplo, Sandra mostrou seu carisma no comercial da rede de lanchonetes Mcdonalds:


Mulher tem aranha vivendo sob a pele!




E-mail promete vídeo de uma mulher que possui uma aranha vivendo sob a sua pele. Será que essa história é real? Veja o que descobrimos.
Em janeiro de 2012, começamos a receber um e-mail com o seguinte titulo:
“Esta mulher possui uma aranha vivendo SOB sua pele”
No corpo do e-mail, um texto convidando o leitor a clicar em um link para exibir o tal vídeo da bizarrice!

Será que isso é verdadeiro ou falso?
É falso! Não existe nenhuma mulher com aranhas sob a pele!
Ao clicar no link, o usuário é direcionado para uma página semelhante a do Facebook  pedindo para que seja instalado um plugin para se assistir ao vídeo. Ao clicar em “permitir”, um script instala um plugin maldoso em seu navegador.





Aparentemente, o script instalado não causa danos na máquina do incauto internauta. No entanto, o plugin começa a enviar-se automaticamente para todos os contatos do infectado.
De acordo com o especialista mundial em segurança eletrônica Sophos, esse tipo de golpe – chamado de scam – já circula pela rede desde junho de 2011 e funciona de maneira um pouco diferente do daqui. Lá nos EUA, cada clique vale alguns centavos aos golpistas.

O vídeo
O vídeo é, na verdade, de um homem e ele não tem uma aranha dentro da sua pele. No Youtube podemos assisti-lo em precisar instalar nenhum plugin em nossa máquina. Observe que o filminho mostra o procedimento de extração da enorme larva do braço do rapaz:




Pra quem não resistiu de curiosidade e se infectou com o vírus,veja aqui como salvar seu pobre computador

Conclusão
Não existe nenhum vídeo de uma mulher que vive com uma aranha sob a sua pele. Existe um filme de um cara com uma enorme larva no braço. O link envia o usuário a uma página falsa do Facebook e instala um script malicioso na máquina da vítima. Não é preciso entrar em pânico. A remoção do script é fácil de ser feita.

O Facebook dará 3 centavos para ajudar criança com câncer?



Texto acompanhado de foto de uma criança com câncer avisa que para cada “compartilhada” ela ganhará 3 centavos do Facebook para ajudar em seu tratamento! Será verdade?
Em janeiro de 2012, uma foto chocante começou a se espalhar pela web e, principalmente, no Facebook. Segundo o texto que a acompanha, o Facebook irá doar $ 0.03 para cada vez que a imagem for compartilhada. A foto é essa aí embaixo:


É falsa!
Em primeiro lugar, o Facebook não está ajudando nenhuma criança com câncer.
O bebê mostrado na fotografia está com uma doença conhecida como Hemangioma.
A foto não é nova
Na verdade, a imagem do bebê com a deformidade que está circulando atualmente pelas redes sociais não é recente. Encontramos postagens da mesma foto em 2007, como nesse site (em árabe).
A criança se chama Samuel e nasceu no Vietnã e foi adotado em 2005. Hope Cantu Ettore, mãe adotiva do pequeno Samuel, explica que o garoto – agora com 7 anos de idade – passou por quatro reconstruções faciais, além de uma cirurgia no olho. Segundo o pesquisador Steve Williamson, a coloração que aparece nas mãos e no pescoço de Samuel na imagem é o resultado de um dos tratamentos médicos.
O pequeno Samuel cresceu e está muito bem, obrigado! Podemos ver uma foto dele no álbum da sua família no Facebook.


O ato de repassar esse tipo de corrente existe há muito tempo na web. Há 9 anos, o E-farsas pesquisou uma história de outra criança com câncer. Na época, a notícia avisava que para cada e-mail repassado uma garotinha ganharia alguns centavos para ajudar em seu tratamento. Nem é preciso falar que o texto era falso, não é?
Hoje em dia, os métodos usados para repassar esse tipo de corrente mudaram: são “compartilhadas” e “curtidas” no Facebook, “retuitadas” no Twitter, etc.

Cobra de cinco cabeças?Verdadeiro ou falso

Imagens de uma cobra de 5 cabeças começou a circular pelas redes sociais e deixou muita gente curiosa! Afinal, as fotos são verdadeiras ou falsas?
Em janeiro de 2012, um punhado de fotos de uma cobra incomum apareceu em sites, blogs, Facebook, Twiter… Recebemos nos nossos e-mails também as imagens de uma cobra com 5 cabeças!
O que será isso? Uma aberração da natureza? Uma experiência genética? Uma maldição dos céus?
Dá uma olhada nas imagens e veja mais abaixo o que descobrimos:






Nas versões em inglês, as fotos vêm acompanhadas de textos que afirmam que a tal cobra mutante teria sido encontrada em Kukke Subramanya, Karnataka, na India.
De acordo com Eface.in, Kukke Subramanya é um templo hindu que fica na pequena aldeia rural de Subramanya em Karnataka, na Índia. Este local é um dos pontos de peregrinação mais  famosos na Índia onde o deus de Subramanya, uma cobra.
Talvez, seja daí – dessa mistura de misticismo com religião – o boato do surgimento da cobra pentacéfala (será que existe essa palavra?).


Verdadeiro ou farsa?
Mas, para que você não fique assustado, já vamos logo avisar. As imagens são falsas!
As fotos originais (as 3 primeiras) – que mostram a cobra com “apenas” uma cabeça – foram tiradas em 2003 em um criadouro de cobras na Tailândia! O autor das fotografias originais foi o Gerente de Projetos  Tien Chiu em uma de suas viagens para aquele país.
O local onde foram feitas essas imagens podem ser vistas no vídeo abaixo:










Não detectamos possíveis manipulações digitais na última imagem (aquela que mostra um estranho animal dentro de um pequeno rio). Acreditamos que deva se tratar de um boneco, ou um brinquedo, que foi colocado ali no córrego para dar a impressão de que se tratava de uma cobra rara. Perceba que não foram mostradas fotos de outros ângulos.
O mais natural, ao se encontrar uma coisa fora do comum como essa, seria tirar mais fotografias do bicho, não acham?



Cobras com mais de uma cabeça
Apesar das fotos serem falsas, existe realmente casos em que algumas cobras apresentem a Policefalia, uma condição rara em onde o indivíduo nasce com mais de uma cabeça. Na maioria das vezes, o animal morre antes de chegar à idade adulta. A incidência em serpentes e tartarugas são maiores, porém existe em outros animais também (inclusive, nos humanos!).
[A versão em inglês sobre policefalia na Wikipédia é bem mais completa!]
Cobra com duas cabeças encontrada no Pantanal em 1985




Bom dia & Cia sendo trollado pelo Google




A dupla de apresentadores Priscilla Alcântara e Yudi Tamashiro – que apresentam a atração infantil de segunda a sexta-feira – abrem o bloco para atender à criançada pelo telefone quando uma telespectadora se apresentou como Ana Flávia.
O apresentador bate um papo com a moça, sem perceber que ela, na verdade, era uma voz robotizada gerada pelo Google Translate  (software online que, além de traduzir textos, também pronuncia o que é digitado). A tal Ana Flávia acaba por falar um palavrão no ar e, como o programa é ao vivo, o coitado do Yudi ficou sem saber onde colocar a cara, de tanta vergonha


Acontece que o vídeo é falso!
Na verdade, Yudi Tamashiro atendeu – de fato – uma moça chamada Ana Flávia, mas a participante era de carne e osso!
Veja o vídeo original abaixo:



Preconceito em um vôo da TAM termina com final feliz!



Texto que circula há anos pela web conta a história de uma passageira que se recusou a se sentar ao lado de um negro em um vôo da companhia aérea TAM termina com final feliz.
Em 2009, uma mensagem interessante começou a viajar pelas nossas caixas de entrada. Segundo o texto, uma passageira de 50 anos embarca numa aeronave da TAM e, ao chegar em seu lugar, ela se recusa a se sentar ao lado de um passageiro negro na classe econômica.
De acordo com o e-mail, a comissária resolveu o problema da passageira depois de conversar com o comandante. Depois de um tempinho, a comissária teria dito para a senhora:
“Veja, é incomum que a nossa companhia permita a um passageiro da classe econômica se sentar na primeira classe. Porém, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável.”

E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária diz:
“Portanto, senhor, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe!”
O texto, no final, conta que todos ao redor aplaudiram a atitude da comissária e, como toda boa corrente, pede para que repassemos a história aos amigos.
A mensagem é muito interessante e em muitos casos acabamos por acreditar nesse tipo de texto como sendo reais sem nem ao menos nos darmos o trabalho de checar antes de repassá-lo adiante.
Sem dúvida, é uma história bem bonita para ser contada em uma roda de amigos.
Uma parábola com final feliz para todos aqueles que lutam contra o racismo. Mas a história não aconteceu de verdade.
Isso mesmo! A história é falsa.
A empresa de aviação citada, a TAM, não confirma a história.
Entramos em contato – via e-mail – com a TAM questionando sobre a veracidade do texto.
A resposta foi:

FALE-37510367
São Paulo, maio de 2011
Prezado Sr. Gilmar,
Recebemos seu e-mail enviado ao serviço Fale com o Presidente e agradecemos sua atenção em entrar em contato conosco.
Soubemos de suas observações com relação ao fato mencionado, porém gostaríamos de esclarecer que a TAM não possui nenhum registro do ocorrido.
Queremos que saiba que permanecemos, como sempre, à disposição para conhecer suas opiniões.
Atenciosamente,
Equipe Fale com o Presidente
TAM Linhas Aéreas S/A
rbl/dm Av. Jurandir,856 – Lote 4 – 6° andar – Hangar VII – Jd Ceci – 04072-000
Sao Paulo/SP – Brasil
Tel. 0800 123 200 – Fax 0800 123 900 – www.tam.com.br

Como era de se esperar, a notícia também não saiu em nenhum jornal ou site.
Em qual vôo que isso aconteceu?
Pesquisando um pouco mais, descobri que essa história é uma variação de outra mais antiga só que o caso teria acontecido com outra empresa, a British Airways em um vôo entre Johanesburgo e Londres.
Nesse fórum, em inglês, um membro postou a história, que teria acontecido na British Airways, mas também foi desmentido pelo SAC da empresa.
Essa variante foi traduzida de uma piada em inglês e em algum momento foi mudando até chegar nessa versão usando o nome da TAM..



Terminamos a lista! Sinceramente fiquei decepcionado com a foto do Timão e Bumba e do casal de Vancouver. Agora tem história ai que ,pelamórdideus!
Ajude a espalhar a " verdade" pela internet. Compartilhe o link :  http://bit.ly/ACi5cP .Ou clique aqui para compartilhar pelo facebook 




Related Posts with Thumbnails
Confira também:
As melhores fotos da semana Eu queria ser... Essa é pra casar O melhor xerox por todos os tempos Momento Hipnotizante Cosplays de asiáticas Versão canina da música da Adele E se os personagens da Disney fossem maus Eduardo Sterblitch no Programa do Jô de 22/06/12 Keep calm and Chaves Você gosta de café? TEQUILAAAAAAAAA!

Artigos Relacionados

Related Posts with Thumbnails