Curta nossa página no Facebook :

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

23 de dez. de 2010

Deliciosa Tradição - Bacalhau

Eu particularmente não gosto de bacalhau, mas nessa época vejo todo mundo pesquisando receitas, fazendo encomenda do peixe com a boca enchendo de água imaginando como ele será servido na ceia, que resolvi entender de onde surgiu a tradição do bacalhau fazer parte da ceia do natal.

Só para ter uma idéia o Brasil, é o maior consumidor de bacalhau do mundo, em média é consumido 20 toneladas ao ano. O corte mais vendido por aqui são os lombos inteiros, mas é possível comprá-lo em postas e lascas.

Quem quiser conhecer mais sobre o peixe, clique aqui.
De águas frias dos mares do Pólo Norte, o bacalhau já é consumido pelo homem há milênios. Os Vikings foram os primeiros a se alimentar do peixe, eles o pescavam e deixavam secar para ser consumidos em longas viagens.

O consumo do bacalhau cresceu na Idade Média por conta do jejum às sextas-feiras durante a quaresma e em vários outros dias do calendário imposto pela igreja católica, onde somente a carne de peixe era liberada. Foi daí que o bacalhau virou o alimento oficial da Sexta-feira Santa e do natal, tradição que continua até hoje no Brasil.

Chegado no Brasil no século 19, ate hoje as receitas mais conhecidas são as de tradição portuguesa. Quem não conhece o bacalhau assado com batata, cebola, tomate, azeitonas e azeite? Ate eu que não como conheço.

No Brasil foram reinventada várias receitas para o peixe, como a bacalhoada à baiana regada de azeite-de-dende e leite de coco, lasanha de bacalhau e inúmeras saladas, fora os tradicionais bolinhos de bacalhau que são obrigatórios dos cardápios de bares e restaurantes.

Tatyane Malta
Related Posts with Thumbnails
Confira também:
As melhores fotos da semana Eu queria ser... Essa é pra casar O melhor xerox por todos os tempos Momento Hipnotizante Cosplays de asiáticas Versão canina da música da Adele E se os personagens da Disney fossem maus Eduardo Sterblitch no Programa do Jô de 22/06/12 Keep calm and Chaves Você gosta de café? TEQUILAAAAAAAAA!

Artigos Relacionados

Related Posts with Thumbnails