8 de ago. de 2010
Inception – The Dream Is Real ?!
Ele lida com o mundo dos sonhos, onde é possível entrar no sonho de um outro indivíduo e roubar-lhe segredos ou inserir uma ideia.
A premissa, originalíssima por sinal, prometia desde o teaser trailer. Nolan gosta de estudar a mente humana e seus mistérios em seus filmes. Vide o excelente Amnésia [Memento].
E o filme é simplesmente espetacular. Um visual estonteante, com efeitos devastadores e com conceitos de “realidade” mais inovadores que o cinema já viu desde Matrix [1999].
Mas o espetáculo visual em hora nenhuma se sobrepõe à história a ser contada, seus personagens e as razões que os movem.
A fita conta com um excelente elenco: Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt, Ellen Page, Tom Hardy, Ken Watanabe, Cillian Murphy, Marion Cotillard, Michael Caine, entre outros talentos.
Nolan consegue um feito raro hoje em Hollywood: fazer um filme autoral e blockbuster ao mesmo tempo. Tem cenas de ação e efeitos visuais e especiais incríveis, ao mesmo tempo que conta uma história complexa, em camadas, e para diferentes níveis de compreensão.
É recomendadíssimo assistir ao longa várias vezes para melhor entendê-lo e prestar atenção às dicas e easter eggs que podem ter passado despercebidos. Mas devo fazê-lo somente com o posterior lançamento em DVD.
O filme cria loopings e paradoxos comparáveis aos de viagens no tempo, como sonho dentro de sonhos, questionamentos sobre o que é de fato realidade ou não, etc. A mente, ou melhor, o subconsciente é um agente extremamente poderoso que pouco conhecemos.
Ele criou esse universo e sua própria mitologia. Espero que renda muita discussão em fóruns online e homenagens e citações em filmes futuros, como fora o caso de Matrix.
Quanto à trilha sonora de Hans Zimmer, a príncipio, não marcou tanto quanto em Batman Begins e em The Dark Knight, embora esteja longe de ser ruim. Espero que essa impressão mude quando eu assistir o longa novamente.
Trata-se de uma nova revolução de fato? Somente o tempo irá dizer. Fico aqui sempre torcendo para o sucesso desse excelente cineasta [Batman 3 pleeeease!].
Sem dúvida o melhor filme do ano! Até agora é claro! Em novembro tem Harry Potter e As Relíquias da Morte Parte I [19/11/2010].