16 de jul. de 2010
Lei das sacolas plásticas começa a valer nesta sexta-feira no RJ
Começa a valer nesta sexta-feira (16) a lei estadual que determina o recolhimento e substituição de sacolas plásticas por bolsas reutilizáveis no Rio de Janeiro.
Segundo o presidente da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), Aylton Fornari, os estabelecimentos fluminenses estão prontos para cumprir a lei 5.502. Entretanto, de acordo com Fornari, os supermercados não vão retirar as sacolas de circulação, mas sim oferecer o desconto de R$ 0,03 a cada cinco itens vendidos aos consumidores que não usarem os sacolas, como a lei permite.
Fornari ressaltou que o objetivo dos supermercados, em um futuro próximo, é poder oferecer gratuitamente sacolas retornáveis, ou biodegradáveis. “Mas só poderemos fazer isso quando essas opções tiverem um custo igual ao da sacola de plástico”, observou.
"As pessoas precisam desta coincientização quando forem as compras, e pensar que o meio ambiente esta cada vez mais doente. Estas Bolsas ecológicas custam em média R$ 10,00 e carrega o que você levaria pra casa do supermercado em quatro sacolas plásticas. Em casa ainda não comprei a minha, mas é o próximo investimento. Todos os supermercados do Brasil poderiam adotar o método, melhor para o consumidor que ganha desconto, melhor para a sustentabilidade do planeta."