Curta nossa página no Facebook :

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

2 de jul. de 2010

Iremos caminhar sobre o lixo?


Saio de casa para o trabalho e vejo lixo sobre os bueiros. Ao entrar no ônibus, uma senhora joga um papel de bala pela janela, e em uma lanchonete que costumo beber um café pela manhã, pessoas acabam de comer e mesmo com a lixeira ao lado, preferem jogar o lixo no chão. Iremos caminhar sobre o lixo? E o problema do lixo nas cidades, é uma questão social, cultural ou política. Governos trabalham em cima de interesses, e o plano político para um meio ambiente melhor fica em segundo plano. No Rio de Janeiro por exemplo ( apesar de fazer parte deste estado, que tenho um carinho enorme ), parece um bando de porcalhões, pois, acham que jogar o lixo na rua ou embaixo da areia da praia estão eliminando o problema.
Nas escolas, não existe uma campanha educacional para a conscientização ambiental e a importância para uma coleta seletiva e para o aproveitamento dos materiais recicláveis. Ao participar de um programa ao vivo na Rádio MEC AM-RJ, chamado " atualidades " no último dia 01 de julho, foi discutido questões como: Aterro sanitário, coleta seletiva nas cidades, educação nas escolas, apoio as universidades nos projetos de pesquisa e apoio as empresas para a implantação de medidas para a redução da poluição ambiental. São assuntos e medidas que realmente podem fazer a diferença num futuro próximo, mas nada vai adiantar se não mudarmos a nossa mentalidade perante ao problema e com certeza caminharemos sobre o lixo. Em uma cidade do Rio de Janeiro que prefiro não revelar o nome, pois, não tenho provas concretas, fiquei sabendo que a prefeitura paga a empresa que faz a coleta nas residências por lixo recolhido, ou seja, quanto mais lixo recolhido, maior o valor a ser pago, maior a arrecadação também da prefeitura.Se pagam pelo quantidade de lixo recolhido, será que há um interesse em realizar políticas públicas para a diminuição do lixo produzido nas residências? Por que não incentivar a população a separar o lixo em suas casas e com isso abater nos impostos deste morador entre IPTU e IR? O certo é que existe uma máfia do lixo e infelizmente somos nós que pagamos a conta.
Enfim, é hora de acender o sinal de alerta e começar a mudança do hábito dentro de casa. Por exemplo, você vai à uma sapataria e leva pra casa, o sapato, a caixa e um papel que envolve o sapato. Quando você chega em casa a caixa e o papel são jogados fora. Nos supermercados bolsas plásticas são as mais comuns para as compras e também as que levam mais tempo para decomposição no meio ambiente. Então é a hora de adquirir uma bolsa ecológica e levá-la quando forem as compras. Com algumas ações podemos reverter um quadro crítico, por que já estamos sem perceber, caminhando sobre o lixo! Related Posts with Thumbnails
Confira também:
As melhores fotos da semana Eu queria ser... Essa é pra casar O melhor xerox por todos os tempos Momento Hipnotizante Cosplays de asiáticas Versão canina da música da Adele E se os personagens da Disney fossem maus Eduardo Sterblitch no Programa do Jô de 22/06/12 Keep calm and Chaves Você gosta de café? TEQUILAAAAAAAAA!

Artigos Relacionados

Related Posts with Thumbnails