6 de abr. de 2010
Rádio Web, um novo conceito em rádio!
Segue em primeira mão, o texto que vai estar na revista Comunick, do curso de comunicação social do UGB ( Universidade Geraldo Di Biase )! Uma revista imperdível, aguardem !!!
Em casa, no trabalho ou dentro do seu carro, o rádio pode ser o seu entretenimento, que entre propagandas e músicas, cada estação possui o seu perfil com um repertório selecionado para agradar o seu público.
Depois da 1º transmissão radiofônica oficial no Brasil, no dia 7 de setembro de 1922, realizada pelo presidente Epitáfio Pessoa, em comemoração ao centenário da independência, o rádio passou por várias transformações até os dias atuais. Com a chegada da televisão, o rádio deixou de ser o veículo mais importante na transmissão das informações, porém, ganhou forças com o surgimento da internet.
O rádio na internet ( também conhecida como rádio web, rádio lìquido, streaming de rádio e - rádio ), é um serviço de áudio transmitidos através da internet. Em 1993, o americano Carl Malamud, lança o primeiro programa de rádio na internet, o Internet Talk Rádio, em que o crescimento dos programas e transmissões foram promissoras, já que hoje existem várias rádios que foram difundidas e não possuem uma transmissão AM ( Amplitude Modulada ) ou FM ( Frequência Modulada ). A rádio web faz com que você possa estar conectado com o mundo e ouvir com qualidade uma distribuição via streaming de áudio que incluem Mp3, Windows Media Áudio, Real Áudio e HE-AAC ( algumas vezes chamados ACC Plus.
Para entender melhor como é realizada esta transmissão, podemos classificar os Bits que são “ streaming “ ( transporte ) através da rede em pacotes UDP em seguida, reagrupados e jogados dentro de segundos ( o atraso é referido como atraso de tempo ).
A rádio na internet oferece serviços de notícias, esportes, vários gêneros musicais, além de poder obter uma interação ao vivo através de um chat com o apresentador do programa que esta no ar, formatos que também estão disponíveis nas rádios tradicionais.
A sua popularidade é baseada em pesquisas que demonstram o crescimento deste serviço no mundo inteiro, em que o E.U.A, ocupa o lugar de destaque na aceitação dos usuários. Com o aumento destes usuários, a publicidade ganhou forças nas Américas e o seu faturamento através da rádio web é sem dúvida de encher os olhos, em que as receitas em 2003 girava em torno de R$ 49 Milhões, para mais de R$ 600 Milhões no final de 2009.
No Brasil a rádio web ainda é pouco utilizada em relação aos Estados Unidos, já que no país do Tio Sam, gasta-se muito em equipamentos e divulgação deste novo modelo em rádio.
Rádio Web, uma nova tendência de mercado, mais que um gosto, uma nova opção de cultura e informação aliada a tecnologia.