Curta nossa página no Facebook :

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

29 de mar. de 2010

Você se considera um Designer ?

Com as novas "maravilhas" do Photoshop CS5 já tem gente dizendo que ficou fácil ser um designer.É só ter uma idéia legalzinha, baixar meia dúzia de tutoriais do Photoshop e pronto, já sou um designer!Antes fosse tão simples assim! Esse texto adaptado  do designreviver.com cita algumas das habilidades e conhecimentos necessários  para se tornar bom um designer e não aquele "primo do seu cliente com 10 anos de idade que usa o Photoshop que pode fazer um logo em 5 minutos" :


Computador - ok . Photoshop - ok. Muito  tempo livre - ok . Parece que tudo isto é que é necessário para se considerar um designer hoje em dia . Eu acredito que há muito mais para um  designer do que um software, computadores e tempo livre. Designers devem ter habilidades de pensamento crítico, a compreensão dos princípios de design, conhecimento de sistemas de grades , tipografia e muito mais


Habilidades de pensamento crítico

Designers precisam ser capazes de pensar, raciocinar, pesquisar. O pensamento crítico é a espinha dorsal do projeto. O pensamento crítico é o que separa os designers de primos de seus clientes com 10 anos de idade que usam o Photoshop que podem "fazer um logo em 5 minutos". Design sem significado ou conceito é apenas decoração.

Compreensão dos princípios do Design
 

Equilíbrio, proporção, ritmo, ênfase, a unidade. Os princípios de design fornecem à um designer  a ferramenta básica para um design eficaz. Bons designers vão utilizar e manipular os princípios específicos para comunicar e enfatizar sua mensagem.

Conhecimento de Design & História da Arte 

Um amplo conhecimento de desenho e história da arte dá à um designer  uma base sólida para se inspirar e  referênciar em soluções de design , novo e inovador. Projetar sem conhecimento do que foi feito antes é ser ingênuo.

Conhecimento de tipografia

Tipografia pode fazer ou quebrar uma idéia, o layout ou design. Um bom designer deve ter conhecimento de tipografia e deve estar familiarizado com as diferentes classes de tipos e como suas qualidades estéticas comunicam e reforçam as mensagens.

Conhecimento dos sistemas de grades


Designers devem estar cientes dos diferentes tipos de sistemas de rede e como eles podem ajudar a organização e estrutura ao projeto. Sem sistemas de grades os  desenhos acabam muitas vezes no caos.

Rascunho e desenho

O processo de design deve sempre começar com o esboçar das  idéias  ou um  mapeamento da  mente. No entanto desenho e rabiscos são muitas vezes ignorados no processo de design, devido ao tempo e ao uso do computador. Há um imediatismo que está presente quando o lápis ou caneta encontram  o papel vs "desenhar" em um computador.Bons designers  sempre começam com esboços.

Habilidades de comunicação com pessoas



Uma das coisas que é  deixada de fora da  educação de designer é lidar com as pessoas - mais especificamente clientes. Designers precisam ser capazes de comunicar claramente sobre o projeto de maneira que os clientes possam entender sem fazê-los sentir-se inferior.

Conhecimento de Teoria de Cores



Um designer precisa ter um forte conhecimento de esquemas de cores, harmonia de cores, e que elas se comunicam.

Ética de trabalho e paciencia


Design é um processo e não acontece em um instante. A criatividade tende a acontecer quando menos esperamos que por vezes torna as coisas difíceis. Designers precisam possuir a ética do trabalho e paciência que é preciso ver um desenho do conceito à revisão da sua conclusão

Vontade de aprender


Design é um processo e não acontece em um instante. A criatividade tende a acontecer quando menos esperamos o que por vezes torna as coisas difíceis. Designers precisam possuir a ética do trabalho e paciência que é preciso para ver um desenho do conceito até a revisão da sua conclusão.


Niki Brown é uma designer e  web designer. Ela escreve para vários blogs de design, e para  seus  próprios blogs  The Design O’Blog e Daily Design Bits. Siga  (@nikibrown) no  twitter!

Para  saber  mais sobre os assuntos falados visite o designreviver.com    e confira os links indicados .
Related Posts with Thumbnails
Confira também:
As melhores fotos da semana Eu queria ser... Essa é pra casar O melhor xerox por todos os tempos Momento Hipnotizante Cosplays de asiáticas Versão canina da música da Adele E se os personagens da Disney fossem maus Eduardo Sterblitch no Programa do Jô de 22/06/12 Keep calm and Chaves Você gosta de café? TEQUILAAAAAAAAA!

Artigos Relacionados

Related Posts with Thumbnails