Curta nossa página no Facebook :

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

10 de ago de 2009

Woodstock 40 anos : Paz e Amor e Música

Por Eric Gonçalves:

A década de 60 foi um período conturbado na história dos Estados Unidos. A Morte do Presidente Kennedy, que era fonte de esperança para os jovens americanos, a guerra fria e a entrada na guerra do Vietnã. Dentro desse cenário surge um dos maiores movimentos de contracultura, “os Hippies”. A maior celebração desse movimento foi o Festival de Woodstock em 1969.

O festival ocorreu dos dias 15 a 17 de agosto em uma fazenda de 600 acres na cidade de Bethel próxima a cidade de Nova York. Inicialmente seria um evento pago com um público esperado de 200 mil pessoas, mas a expectativas foram superadas e o festival contou com mais de 500 mil pessoas que derrubaram as cercas e tornaram festival gratuito.

Nos três dias se pode ouvir os grandes nomes da música como Santana,Creedance,The Who,Janis Joplin e Jimmy Hendrix.Esse último que talvez tenha sido o que trouxe mais expressão e simbolismo ao festival ,ao tocar o hino nacional americano de forma totalmente diferente .A comoção causada pelo força de sua guitarra distorcida tocou a todos presentes e repercutiu semanas depois em toda mídia.Era a representação do tradicional visto e interpretado como novo.


Mas nem tudo foram flores .Por ter o número de participantes superior ao esperado ,não havia estrutura para cobrir as necessidades e ocorreram problemas como falta de sanitários e de enfermarias para todos . Houve 3 mortes, uma por overdose de heroína, uma apendicite e um atropelamento por trator e também 2 nascimentos, sem contar “os filhos de Woodstock “ que nasceriam meses depois.
Sua realização também teve um alto custo. Foram gastos 2,4 milhões patrocinados por 4 jovens americanos(John Roberts, Joel Rosenman, Artie Kornfeld e Michael Lang, todos com menos de 27 anos) , sendo gastos 180 mil apenas na contratação de bandas.
Apesar dos problemas o festival ocorreu de forma tranquila tento todos os problemas controlados no clima de “paz e amor” Woodstock foi uma marco histórico e musical.Ele deu visibilidade a uma nova geração ,que buscava a paz o amor e a liberdade.Durante aqueles 3 dias o sonho de uma sociedade utópica se tornou realidade em Woodstock .
.





Related Posts with Thumbnails
Confira também:
As melhores fotos da semana Eu queria ser... Essa é pra casar O melhor xerox por todos os tempos Momento Hipnotizante Cosplays de asiáticas Versão canina da música da Adele E se os personagens da Disney fossem maus Eduardo Sterblitch no Programa do Jô de 22/06/12 Keep calm and Chaves Você gosta de café? TEQUILAAAAAAAAA!

Artigos Relacionados

Related Posts with Thumbnails