Curta nossa página no Facebook :

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

18 de jul. de 2013

10 objetos mais antigos já encontrados




Confira esta lista que mostra os objetos mais antigos que a ciência conseguiu datar.

10. O mais antigo estoque de maconha (2.700 anos)


Em 2008, cerca de dois quilos da planta ainda verde foram encontrados em uma cova 2.700 anos no deserto de Gobi na China, sendo identificado como o mais velho estoque da maconha do mundo.


9.A bolsa mais antiga encontrada (4.500 anos)



“Parece que era moda na época”, disse o arqueólogo que descobriu mais de uma centena de dentes de cães dispostos juntos em uma cova na Alemanha, datados entre 2.500 e 2.200 aC. Segundo os pesquisadores, os dentes eram prováveis decorações para a aba externa de uma bolsa, a mais antiga já encontrada. “Ao longo dos anos, o couro ou tecido desapareceu, e tudo o que restou foram os dentes”, disseram. Todas as evidências apontam na mesma direção – que ela se parecia muito com uma moderna bolsa de mão.



8. O mais antigo olho artificial (4.800 anos)


De acordo com um relatório de 2006, arqueólogos iranianos anunciaram a descoberta inédita de um olho artificial datado de 4.800 anos atrás. O globo ocular pertencia a uma mulher entre 25 a 30 anos de idade no momento da sua morte, e o material do olho consistia de alcatrão natural misturado com gordura animal. Estudos sobre o globo ocular sugeriram a formação de um abcesso na pálpebra devido a contato prolongado com o material. Além disso, os demais tecidos das pálpebras ainda estavam evidentes no globo artificial.


7.A mais antiga goma de mascar (5.000 anos)

Em 2007, um pedaço de 5.000 anos de goma de mascar, o mais antigo já descoberto, foi encontrado por um estudante de arqueologia britânico na Finlândia. A goma neolítica, feita de alcatrão de casca de bétula, tinha marcas de dentes. “Alcatrão de casca de bétula contém fenóis, que são compostos antissépticos. Acredita-se que as pessoas do período Neolítico descobriram que mastigar essas coisas ajudava a tratar infecções na gengiva”, disse Trevor Brown, da Universidade de Derby.

6. O mais antigo sapato de couro (5.500)




Preenchido com grama, talvez como agente isolante, o sapato estilo mocassim de 5.500 anos foi encontrado excepcionalmente bem preservado graças a um excesso de estrume de ovelha durante uma escavação de 2010 em uma caverna armênia. Do tamanho de um sapato feminino número 35 (numeração brasileira), ele foi provavelmente feito sob medida para o pé direito de seu proprietário. Datado de cerca de 3.500 aC, durante a Idade do Cobre da Armênia, o sapato pré-histórico está achatado na área do calcanhar e dos dedos, provavelmente devido a quilômetros e quilômetros de caminhada. No entanto, não está desgastado.

5. A saia mais antiga (5.900)

Em uma caverna da Armênia, no mesmo local onde foram encontrados os sapatos de couro mais antigos do mundo, uma saia feita de junco datada de 5.900 anos de idade também foi achada. Pensa-se agora que esta é a mais antiga peça de roupa de junco descoberta até à data. A caverna está sob investigação de uma equipe irlandês e americana, além dos pesquisadores armênios desde 2007. Já rendeu inúmeras descobertas fascinantes ao longo dos anos, incluindo os restos mumificados de uma cabra que podem ter 5.900 anos de idade, mais de 1.000 anos mais velha do que muitos dos famosos animais mumificados encontrados no Egito.


4. Pipoca (6.700)

Em 2012, pesquisadores encontraram evidências de que sociedades que viviam ao longo da costa do Peru estavam comendo o famoso lanche de cinema cerca de 1.000 anos antes do que o estimado anteriormente – mesmo antecedendo o uso da cerâmica. Palha de milho, caules, espigas e borlas (flores produtoras de pólen no milho) datando de 6.700 a 3.000 anos atrás foram descobertos em Paredones e Huaca Prieta, dois locais na costa norte do Peru, por pesquisadores americanos e peruanos. As características do sabugo de milho sugerem que os antigos habitantes dos locais o preparavam e comiam de várias maneiras, incluindo farinha de milho e pipoca.

3. A máscara mais antiga já encontrada (9.000)


Esta máscara de pedra do período neolítico pré-cerâmico remonta a 7.000 aC e é, provavelmente, a máscara mais antiga do mundo. Pode ser vista no museu “Musée Bible et Terre Sainte”, em Paris 

2. O mais antigo instrumento musical (42.000)


Em 2012, pesquisadores identificaram o que disseram ser os mais antigos instrumentos musicais conhecidos do mundo. Um par de flautas feitas de ossos de aves e marfim de mamute foi achado numa caverna na Alemanha, que contém os primeiros indícios da ocupação da Europa por humanos modernos, ou Homo sapiens. Os cientistas usaram datação por carbono para mostrar que as flautas tinham entre 42 mil e 43 mil anos de idade.


1.O mais antigo colchão (77.000)


Em 2011, arqueólogos encontraram o que eles acreditam ser o mais antigo colchão do mundo em uma caverna na África do Sul. O colchão, que consiste em camadas de canas e juncos, foi descoberto no fundo de uma pilha de roupas de cama feitas de gramíneas compactadas e vegetais folhosos. A roupa de cama tinha se acumulado no local da Caverna Sibudu em KwaZulu-Natal ao longo de um período de 39 mil anos, com as mais antigas datando de 77 mil anos atrás.



Related Posts with Thumbnails
Confira também:
As melhores fotos da semana Eu queria ser... Essa é pra casar O melhor xerox por todos os tempos Momento Hipnotizante Cosplays de asiáticas Versão canina da música da Adele E se os personagens da Disney fossem maus Eduardo Sterblitch no Programa do Jô de 22/06/12 Keep calm and Chaves Você gosta de café? TEQUILAAAAAAAAA!

Artigos Relacionados

Related Posts with Thumbnails