Curta nossa página no Facebook :

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

1 de mai. de 2011

Quem Vencerá?


Neste domingo é um daqueles dias que parte do Rio de Janeiro para, especialmente aquelas pessoas que se dizem torcedoras do Vasco da Gama ou do Flamengo, e até mesmo os que são grandes admiradores do futebol param para ver este jogo. Por cerca de noventa minutos todas as atenções se voltarão para um só lugar, o Estádio Olímpico João Havelange, que é mais conhecido pelos torcedores como simplesmente, “Engenhão”, onde ás 16h será decidido a Taça Rio e quem sabe o Campeonato Carioca de Futebol deste ano, justamente em um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, que já tem quase todos os ingressos vendidos.

Uma rivalidade histórica que já teve, mais de 300 partidas e que nos últimos anos vêm protagonizando algumas decisões, seja a nível estadual ou nacional, pois, em julho de 2006 no Maracanã, foram as duas equipes que decidiram a Copa do Brasil, competição esta, que foi conquistada de forma incontestável pelo Flamengo, que venceu as duas partidas da final. Este jogo foi também a ultima decisão entre os dois “gigantes” realizada no estádio (que está fechado para obras visando a Copa de 2014).

Curiosamente esta foi à última vez que ambos se encontraram em uma decisão, de lá pra cá outro encontro em um jogo decisivo só aconteceu na semifinal da Taça Guanabara de 2007, na qual após um empate no tempo normal, os rubro-negros venceram os cruzmaltinos nos pênaltis. Daí em diante muita coisa aconteceu, o Vasco caiu para segunda divisão nacional e voltou no ano seguinte, que, diga-se de passagem, realizando uma ótima campanha e sendo campeão da série B, já o Flamengo venceu outros três estaduais (2007/2008/2009), só que o vice desta vez foi o Botafogo, e também conquistou o seu Sexto titulo Nacional em 2009.

Neste ano o “clássico dos milhões”, só foi disputado uma vez, foi na 4ª rodada da Taça Guanabara no Engenhão no qual o Flamengo venceu por 2x1, só que o jogo de domingo é diferente, pois, vale título, ou melhor, até dois títulos, por que se o Vasco vencer, tudo bem, fica com a Taça-Rio e ainda teremos mais dois jogos para decidir quem é o melhor do Rio, agora em caso de vitória rubro-negra, o campeonato pode acabar neste fim de semana, o time da gávea, é o campeão do primeiro turno, a Taça Guanabara, vencendo o segundo turno a Taça-Rio não há mais nada a que se disputar.

Apesar de estarem na final à situação dois times é um pouco diferente, o Vasco teve uma campanha bem fraca no primeiro turno, só conseguiu o primeiro ponto na quinta rodada e a primeira vitória na sexta. Entretanto no segundo turno se recuperou, ganhou o apelido de “Trem Bala da Colina” e fez a melhor campanha do seu grupo, inclusive ficando a frente do seu adversário desta final e na semifinal bateu a boa equipe do Olaria por 1x0 e ao que parece, vem muito forte pra esta final, disposto a encerrar a série de vice-campeonatos para o rival, sendo que nos últimos anos perdeu todas que disputou para os rubro-negros.

O Flamengo tem a seu favor o fato de ainda não ter perdido uma partida sequer neste ano, conquistou o primeiro turno, passou a ser chamado de “Bonde Sem Freio”, mas mesmo assim não vem jogando bem e no segundo turno empatou alguns jogos e que muitos esperavam que o time vencesse. Enfim este time não perde, continua sem freio, mais também esta jogando um futebol bem abaixo do esperado e chegou a esta final vencendo outro rival o Fluminense nos pênaltis, e em caso de uma vitória sobre o “Trem Bala Da Colina”, no Tempo normal ou nos pênaltis será campeão estadual invicto. A última vez que isto aconteceu foi em 1996, quando o time ainda tinha Romário como principal estrela, então já faz bastante tempo né...

Esta semana conversando com alguns amigos, vascaínos e flamenguistas deu pra perceber que esta rivalidade apesar de não ser tão badalada como já foi em outros tempos (em que quase todos os anos os clubes decidiam campeonatos), continua bem viva, e se tem uma coisa que é certa é que ambos detestam perder um para o outro, pois sabem que quem perder vai ter que agüentar aquela tradicional gozação depois do jogo, tudo claro, feito de uma forma sadia bem tranqüila, mais perder nunca é bom, ainda mais um Vasco e Flamengo que alguns consideram ser um campeonato a parte.

Por tudo isto, ouvi um ou outro vascaíno dizer que desta vez vai ser diferente e o time deles vai vencer o jogo e acabar de vez com esta história de vice, por outro lado, os rubro-negros se diziam confiantes e que o seu time é quem vencerá o jogo mantendo assim esta tabu, que até onde me lembro já vem durando bastante tempo.

Estes são alguns pequenos detalhes que considero que fazem este clássico ser tão famoso, pois, mexe com a emoção e a paixão dos torcedores e torço muito para que seja uma verdadeira festa dentro e principalmente fora de campo, sem nenhum tipo de problema e já que de qualquer forma terá que haver um campeão, que vença o melhor.

Viva o Futebol! Related Posts with Thumbnails
Confira também:
As melhores fotos da semana Eu queria ser... Essa é pra casar O melhor xerox por todos os tempos Momento Hipnotizante Cosplays de asiáticas Versão canina da música da Adele E se os personagens da Disney fossem maus Eduardo Sterblitch no Programa do Jô de 22/06/12 Keep calm and Chaves Você gosta de café? TEQUILAAAAAAAAA!

Artigos Relacionados

Related Posts with Thumbnails