Curta nossa página no Facebook :

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

10 de abr. de 2011

Erros de português Incontestáveis

Mesmo que você saiba todas essas formas corretas, indique para seus amigos; pois pode ser útil para outras pessoas. E claro, a língua portuguesa agradece.
Todo mundo já ouviu estas bobagens “N” vezes; por isso me preocupei em juntá-las e esclarecê-las.






Menas (sempre menos)
Iorgute (iogurte)
Mortandela (mortadela)
Mendingo (mendigo)
Trezentas gramas ( é O grama, e não A grama)
De menor/de maior (é simplesmente maior ou menor de idade)
Cardaço (cadarço)
Asterístico (asterisco)
Beneficiente (beneficente



Mal - Bem

Mau - Bom

A casa é GEMINADA e não GERMINADA como muitas pessoas dizem. Germinada vem de germinar, nascer, brotar.

O certo é CUSPIR e não GOSPIR.

Aquela janelinha do banheiro ou da cozinha chama-se BASCULANTE e não VASCULHANTE.

Quando estiver com calor, jamais diga que está SOANDO, que soa é sino, diga que está SUANDO.

O peixe tem ESPINHA (espinha dorsal) e não ESPINHO. Plantas têm espinhos.

Homens dizem OBRIGADO e mulheres OBRIGADA.

FAZ dois anos que não o vejo” e não “FAZEM dois anos que não o vejo”.

POR ISSO e não PORISSO.
HAVIA muitas pessoas no local” e não HAVIAM.

PODE HAVER problemas” e não “PODEM HAVER”.

PROBLEMA e não POBLEMA ou POBREMA pelo amor  de Deus né?

A PARTIR e não À PARTIR

Para EU fazer, para EU comer e jamais para MIM fazer, para MIM comer (mim não conjuga verbo).

Por último, e talvez a pior de todas: Por favor, arranquem os malditos SEJEESTEJE do seu vocabulário. 
Related Posts with Thumbnails
Confira também:
As melhores fotos da semana Eu queria ser... Essa é pra casar O melhor xerox por todos os tempos Momento Hipnotizante Cosplays de asiáticas Versão canina da música da Adele E se os personagens da Disney fossem maus Eduardo Sterblitch no Programa do Jô de 22/06/12 Keep calm and Chaves Você gosta de café? TEQUILAAAAAAAAA!

Artigos Relacionados

Related Posts with Thumbnails