10 de mar. de 2010
Falar a mesma língua, uma comunicação imprescindível!
Era final de 2004, uma das melhores empresas pra se trabalhar no Brasil, realizava na cidade de Volta Redonda a seleção dos candidatos, entre entrevistas e dinâmicas de grupo, lá estavam todos, em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, até então competitivo e cada vez mais exigente. Depois deste processo, representantes diretos da empresa vieram a Volta Redonda para a seleção, entre eles o gerente Beto e a gerente Anne.
Momentos que antecediam a minha entrevista, procurei saber sobre a empresa, verificar a importância dela no cenário nacional e de como esta empresa tratava os seus “ clientes internos” e, confesso que fiquei encantado com tudo o que vi. Ao passar pela entrevista, saí confiante e aguardava o resultado com uma grande expectativa. Na outra semana fui chamado e convocado para realizar uma prova junto com outros profissionais. Estava entre os primeiros que foram para o treinamento. Mais tarde, outros profissionais viriam para compor o quadro da loja Frota e Varejo.
Quando a empresa estava pra fechar as portas do varejo, fui convidado para integrar a equipe da frota, porém, agradecendo á todos pedi para ser desligado da empresa, pois, tinha um objetivo á realizar na minha vida, de se tornar um comunicólogo. Hoje, posso enxergar os erros cometidos pela organização, dentro de uma cidade com um potencial muito forte e que mais tarde veio culminar o fechamento do varejo. Trata-se de uma coisa simples, porém, difícil de ser entendida por todos, a chamada “ comunicação interna”. No início uma maravilha, todos falavam a mesma língua ou, pareciam estar conectados e compromissados com os resultados. Mas não foi o que aconteceu no decorrer dos anos. Mecânicos dispensavam clientes, quando não queriam trabalhar, outros profissionais tratavam os clientes com mau humor e não faziam questão de sua presença na loja. Os serviços só eram bem executados quando os supervisores estavam presentes na loja ou quando sabiam que eles estariam para visitar e empresa naquele dia. Perdi várias vendas, por que alguns profissionais não tinham sequer a vontade de realizar uma boa inspeção, mas e aí, onde entra a comunicação interna que tanto me refiro. Talvez se tivesse com esta visão lá atrás, poderia sim ter modificado a imagem da loja. Na verdade uns tentavam deixar a loja da melhor forma possível em todos os aspectos, outros não faziam a questão de vestir a camisa de verdade.
Com este texto, quero ressaltar a empresa da importância dos gerentes e supervisores para cuidarem da comunicação interna. Verificar com os clientes se recebem a mesma informação dos serviços, se realmente tem a equipe nas mãos. Se algum de seu cliente interno possui alguma dificuldade ou problema, para que este problema não influencie nos resultados da empresa. A loja do varejo de Volta Redonda fechou pela falta de condicionamento do cliente interno, pela falta de todos estarem focados e direcionados com os resultados. Eram realizadas reuniões de cinco minutos todos os dias, pra saber sobre metas, produtividade e etc. Mas se a comunicação não estiver perfeita, em sintonia com os clientes externos, teremos problemas no foco do resultado. Trabalhe um jornal para a família deste colaborador, com as importâncias e benefícios que a Dpaschoal oferece. Faça com que a família do cliente interno fique satisfeita e com isso incentive este colaborador que ele acorde com prazer para ir ao trabalho. Talvez pela distância, e pelo acompanhamento apenas dos resultados, esquecemos de tratar o primordial de uma empresa, todos falarem a mesma língua.
Os problemas poderiam ter sido visualizados no início, só que alguns gerentes que passaram pelo varejo não davam a importância por aquilo que encontrávamos de errado.
Tenho muito orgulho de ter trabalhado nas melhores empresas do país e, cursando o 5º período de comunicação social, posso afirmar que deixei as portas abertas, para quem sabe no futuro trabalhar como gestor em comunicação empresarial e aproximar ainda mais as pessoas do foco em resultado aliada a satisfação e prazer, formando uma equipe sólida e que possa “ falar a mesma língua “!!!