4 de mar. de 2010
Devassa: Bem Loura e Bem Polêmica
Depois de chamar a atenção da mídia no Carnaval com a presença de Paris Hilton em seu camarote a Schincariol voltou a ter em evidencia sua cerveja Devassa Bem Loura . Dessa vez pelas reclamações feitas a respeito de sua campanha.
A ação foi motivada por iniciativa do próprio Conar e por denúncia de consumidores e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.Inicialmente foi proibido a veiculação do filme de 60 segundos,dias depois o filme de 30 segundos que estava sendo veiculado normalmente pela TV, foi julgado pelo relator do processo que alegou que o conteúdo da propaganda carregava "apelo sensual excessivo”.
Em resposta, a agência Mood trouxe novas peças com tarja preta sobre a pin-up símbolo da bebida - que também podem ser suspensas, se consideradas inadequadas pelo Conar.
O comercial original ainda pode ser assistido no site da Devassa mas apenas para maiores de 18 anos.
Mas o que isso vai trazer a cerveja?Se você analisar a campanha,desde o início ela tem um perfil ousado.Uma cerveja que já chama atenção pelo nome,e usa a mais que polemica Paris Hilton em sua campanha,buscava desde o início chamar a atenção do consumidor.E parece que conseguiu!Além disso a proibição impulsionou ainda mais o uso da internet na campanha.Afinal quem quiser ver a versão original tem que visitar o site e acaba fisgado por todos os outros atrativos dele.
Pra terminar pego emprestado as palavras de Carlos Merigo:
"Eu não vou usar aquele discurso batido de que a publicidade é julgada por excesso de conteúdo sexual, mas as novelas e programas dominicais com garotas semi-nuas na banheira continuam transitando pela TV sem questionamentos, mas eu tenho uma dica: nas estratégias de comunicação, vamos fazer sempre uma grande campanha online e utilizar filmes meticulosamente criados para serem “desrecomendados” pelo Conar. Acho que anda dando mais resultado.
E não custa lembrar: um comercial só sai do ar porque tem gente que reclama. Nesse caso, muita gente."