31 de out. de 2009
Propaganda Tridimensional
Já é fato que o avanço das novas tecnologias nos levará a caminhos jamais imaginados, ou à caminhos que só eram possíveis de se ver em filmes de ficcção científica. Agora pare e imagine propagandas de TV, com a Juliana Paes, sentando-se ao seu lado e lhe oferendo uma fantástica Antarctica gelada, ou o Ronaldo Fênomeno, dentro da sala de sua casa, te convidando para bater uma pelada com a sua chuteira nova da Nike. Pode perecer que não, mas essa realidade não está tão distante.
James Cameron lança com Avatar, uma prévia do que vem por aí no mundo tridimensional. No dia 18 de Dezembro entrará em cena um longa metragem de ficção científica, que mistura animações com atores reais se degladiando bem pertinho do telespectador, dando início a uma revolução na maneira de consumir cultura. O recurso se utiliza de duas filmagem de uma mesma cena, porém em ângulos diferentes, sendo cada ângulo da cena vista por um olho e entendido pelo cérebro de uma forma só, acrescentado à altura e largura a profundidade, fazendo assim com que você entre em cenários espetaculares.
A tecnologia 3D se estende ainda para os jogos de videogames, palestras tridimensionais, e o mais barato de tudo na programação da TV. Podemos citar que grandes emissoras de TV como a Sky e brasileira Globo, que estão iniciando os primeiros testes com programações em 3D a partir do ano que vem. A brasileira Globo tem planos de exibir telejornais, novelas e o evento da Copa de 2014, já no modelo tridimensional. Até mesmo o badalado Brasileirão está nas prioridades globais. As fabricantes também já deram seu ponta pé inicial rumo à nova tecnologia, empresas como a Samsung e Sony por exemplo, já estão fabricando televisores com base na nova tecnologia, que inclusive pode ser achada aqui no Brasil.
Tanta tecnologia nos faz imaginar uma propaganda mais ativa e mais tecnológica, onde o consumidor de fato poderá sentir, mesmo que de mentira, o produto bem perto de suas mão. A tecnologia 3D aguçará ainda mais os fatores sensoriais que são atingidos durante uma propaganda comum, dando a sensação de presença, intensificará ainda mais os recursos fáticos que são utilizados na persuasão, e o telespectador se sentirá ainda mais único com o discurso daquela propaganda. Em resumo será simulação holográfica de uma venda cara-a-cara, que fará com que não reste dúvidas de que a propaganda daqui para frente será ainda mais interessante.