Curta nossa página no Facebook :

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

21 de ago. de 2009

Dilema do Publicitário Negro.


Existem ícones que representam, ou que são estipulados pela parte rica da sociedade como padrões de imagem, e se realmente se quer conquistar o púlico desejado, às vezes temos que nos apoiar nesse padrões para que a comunicação seja realmente absorvida.
Agora pare e image um publicitário negro, que por exemplo tem que fazer uma campanha para um determinado produto, e que tendo que se apoiar no padrão de imagem que é estipulado e que é de fato mais fácil de usar na hora de se convencer, usa um homem branco para representar o consumidor do produto. O que de fato encontramos é uma linha entre o ser técnico( se utilizar dos meios cabivéis para se convercer) e ter bom senso ( não cultuar o racismo subjetivo).
A comunicação é a principal divulgadora desses padrões, por meio de propagandas, novelas, seriados, programas de entrenimento, e atua também como separadora da homogenidade não só racial, mas com as de classes sociais, opção sexual e outros. E para quem é comunicólogo, e que quer convencer, tem que se deparar, e até mesmo utilizar esses padrões, como requisito técnico para convencer.Uma vez o celebre ator Lázaro Ramos, ao ver numa propaganda uma familia negra divulgando uma marca de margarina, diz: Legal uma propaganda de margarina com uma familia negra, até porquê negro também consome margarina. De fato foi um afronte a essa padronizagem culturalmente racista e um alerta para os diferentes públicos consumidores.
É preciso ousadia, para que quebremos esses padrões, e que uma nova cultura seja disseminada pelas mídias, acertando essa nossa cultura errada. Vivemos num país mistificado, e portanto não temos um padrão de imagem, e técnicamente falando, é de grande valia que levemos para o campo da técnica de convencimento, que usar uma imagem padrão (mistificada), que por sua vez será igual a imagem do brasileiro de verdade, seja uma grande arma para também se convencer
Related Posts with Thumbnails
Confira também:
As melhores fotos da semana Eu queria ser... Essa é pra casar O melhor xerox por todos os tempos Momento Hipnotizante Cosplays de asiáticas Versão canina da música da Adele E se os personagens da Disney fossem maus Eduardo Sterblitch no Programa do Jô de 22/06/12 Keep calm and Chaves Você gosta de café? TEQUILAAAAAAAAA!

Artigos Relacionados

Related Posts with Thumbnails